Pular para o conteúdo
Início » 10 dicas para aumentar suas economias de aposentadoria

10 dicas para aumentar suas economias de aposentadoria

10 dicas para aumentar suas economias de aposentadoria

É preciso admitir que se aposentar não é barato, especialmente para quem não se prepara para chegar a essa idade. Todo mundo sonha em ter uma aposentadoria tranquila, mas você está fazendo o seu trabalho para tornar esse sonho realidade? Veja aqui como aumentar as suas economias para cobrir as despesas depois de se aposentar. Seguem algumas dicas úteis para começar.

1. Saiba quais são as suas necessidades de aposentadoria

A primeira coisa que você precisa fazer é identificar o que você precisa economizar. Uma aposentadoria é sempre cara. Imagine sustentar as suas necessidades do dia a dia sem ter nenhuma receita extra. De acordo com especialistas, você vai precisar de 70% a 90% da sua renda antes da aposentadoria para manter o seu padrão de vida quando parar de trabalhar. 

É por isso que você deve antes entender o que você vai precisar. Isso vai ajudar você a conhecer os aspectos inegociáveis do seu plano de aposentadoria para poder cobrir as suas despesas no futuro.

2. Defina e cumpra uma meta financeira

Depois de identificar o que você vai precisar, crie uma meta financeira. Pode parecer um clichê, mas muita gente hoje ainda acha difícil se aposentar simplesmente porque não se preparou para isso. 

Definir essa meta inclui identificar formas práticas de ajudar você a atingir sua visão ou objetivos financeiros. Você pode se questionar “Eu tenho um orçamento viável e estou vivendo segundo esse orçamento?” ou “Que decisões financeiras inteligentes eu estou tomando agora?”. Isso vai ajudar a avaliar como você está indo financeiramente e o que você deve fazer para atingir as metas definidas. 

Claro que não basta planejar e criar uma lista de coisas a fazer… Seja fiel à sua meta e siga à risca.

3. Contribua para o seu plano de previdência e investimento

Atualizar as suas contribuições para planos de previdência e investimento é provavelmente uma das formas mais fáceis de começar. Isso vale especialmente se você trabalha em uma empresa que oferece esses tipos de benefício. Planos de previdência ajudam você a investir parte da sua renda sem cortar muito do orçamento. Mantenha as suas contribuições atualizadas para poder aproveitar ao máximo quando se aposentar.

4. Abra um plano de previdência privada

Se quiser outra forma de começar a investir e economizar, você pode abrir um plano de previdência privada. Isso ajuda você a economizar mais e acrescentar um dinheiro extra para a sua aposentadoria. Mas antes disso, entenda bem os benefícios do plano. 

5. Automatize as suas economias

Nem todo mundo gosta de economizar, especialmente para a aposentadoria. Não vamos mentir… Pode ser muito tentador sacar o dinheiro da conta no dia do pagamento e gastar tudo. Para ajudar a economizar antes de sair gastando tudo, tente automatizar as suas economias. 

Com isso, você vai economizar um determinado valor em uma data específica. Alguns aplicativos de bancos oferecem hoje esse recurso.

6. Guarde o seu dinheiro extra

Digamos que você não gastou tudo o que estava previsto no orçamento. O que você faria normalmente com esse dinheiro extra? A tentação é gastar em coisas não planejadas. Não tem nada errado com isso, mas guardar o dinheiro extra pode ajudar você a economizar ainda mais para a sua aposentadoria. 

A verdade é que não estamos rejuvelhecendo. Assim, não caia na tentação de gastar em coisas desnecessárias e faça da poupança um hábito. Você vai agradecer depois.

7. Faça investimentos inteligentes

Investimentos são outro passo para atingir as suas metas financeiras. Não faltam opções de investimento hoje em dia. Você pode investir em propriedade imobiliária, fundos de investimentos, planos de seguro e em muitas alternativas. 

Muitas pessoas de negócios, negociantes e adeptos de fintechs também estão entrando no mundo das criptomoedas, como o Bitcoin (BTC). Ativos digitais vêm ganhando cada vez mais popularidade graças a altas significativas de valor. A melhor coisa é que começar com criptomoedas não é tão difícil como você pode pensar.

Primeiro, você precisa criar uma carteira Bitcoin. Mercados peer-to-peer como a Paxful oferecem até mesmo uma carteira Bitcoin gratuita quando você cria uma conta. Isso significa que você pode explorar rapidamente diferentes oportunidades financeiras na plataforma usando Bitcoin e outras criptomoedas disponíveis.

O que torna essas moedas digitais ainda mais fascinantes para muitos investidores e negociantes é sua liquidez. Por exemplo, a Paxful oferece quase 400 formas de comprar e vender BTC com milhões de pessoas do mundo todo. Assim, você pode comprar Bitcoin ou usar outros métodos de pagamento conforme necessário.

8. Evite a inflação no estilo de vida

O seu poder de compra aumenta à medida que você ganha mais. Com isso, você passa a poder comprar novos equipamentos eletrônicos, um carro novo, investir em imóveis etc. Ainda que ganhar mais seja excelente, há sempre o risco de inflacionar o estilo de vida.

A inflação no estilo de vida acontece quando você gasta mais só porque ganha mais. Muita gente que não toma cuidado ao tomar decisões financeiras acaba caindo nessa armadilha. Para combater a inflação do estilo de vida, cuide sempre dos seus gastos e lembre dos seus planos financeiros de longo prazo. Isso vai ajudar você a manter o foco nas suas metas de aposentadoria.

9. Pague as suas dívidas

A fatura do cartão de crédito e empréstimos estão entre as dívidas que você deve quitar para ter uma aposentadoria tranquila. É fundamental pagar essas obrigações financeiras e, se possível, usar crédito a juros só quando realmente precisar. As taxas de juros cobradas por cartões de crédito consumem uma parte do seu dinheiro que poderia ser usada para algo mais importante. Infelizmente, muita gente só percebe isso quando já está com dívidas.

Empréstimos e outras questões financeiras precisam ser resolvidos antes de chegar à idade de se aposentar. Lembre-se que você vai deixar de ter uma renda mensal.

10. Crie um fundo de emergência

Entre todas as dicas desta lista, criar um fundo de emergência é provavelmente a coisa mais importante. Você vai usar esse dinheiro para contas de hospital, medicamentos e outras despesas de saúde, consertos no carro e outras despesas imprevistas. Se você está ganhando bem, esta é a hora de separar uma parte da renda para um fundo de emergência. 

De acordo com a maioria dos especialistas financeiros, o valor recomendável para um fundo desse tipo deve cobrir de três a seis meses das despesas cotidianas. Guardar esse valor exige muito esforço. Por isso é fundamental analisar com cuidado as suas despesas e criar um plano financeiro sólido. 

A melhor hora é agora

Uma aposentadoria pode ser cara, mas isso não quer dizer que você não pode bancar. Só é preciso ter um bom plano financeiro e se comprometer a cumpri-lo. Pronto para construir a aposentadoria dos seus sonhos? A melhor hora para começar é agora! Dê o primeiro passo hoje mesmo e vá se aprimorando durante a sua caminhada financeira. Boa sorte!

Confira também como atualizar o Telegram!

* O conteúdo deste artigo possui fins unicamente informativos. Você não deve considerar nenhuma dessas informações ou outros materiais como aconselhamento jurídico, fiscal, financeiro, de investimento ou de qualquer outra natureza.  Você deve fazer a sua própria pesquisa e talvez buscar aconselhamento profissional antes de tomar qualquer decisão.