Pular para o conteúdo
Início » Manutenção preventiva: mantenha seu carro seguro na estrada

Manutenção preventiva: mantenha seu carro seguro na estrada

Manutenção preventiva

Adotar hábitos que prolonguem a vida útil do veículo e investir tempo na manutenção preventiva aumentará a sua segurança

Neste guia, vamos falar sobre manutenção preventiva de forma prática e descomplicada, para que você possa manter seu veículo sempre seguro e em boas condições de uso.

Seja trocando o seu pneu aro 15, seja conferindo o freio, vale a pena perder um pouco de tempo para fazer a manutenção preventiva!

Verificações regulares de óleo

O óleo do motor é importante para a lubrificação das peças internas. Trocá-lo regularmente é uma das formas mais eficazes de manter o motor funcionando bem.

Além de trocá-lo periodicamente, é importante verificar o nível do óleo. Pode-se fazê-lo em casa, com o motor desligado e frio e em superfície plana. Segure a vareta de medição, puxando-a para cima, limpe-a, insira novamente e retire-a para verificar o nível. Se estiver baixo, complete com o óleo recomendado pelo fabricante.

Inspeção dos pneus

Pneus em bom estado contribuem com a segurança na estrada. Verifique regularmente a pressão dos pneus, pois a pressão incorreta pode levar a um desgaste desigual e até aumentar o consumo de combustível.

Confira também a profundidade dos sulcos. Pneus carecas ou com desgaste irregular podem ser perigosos, especialmente em condições de chuva. A rotação dos pneus a cada 10.000 km, aproximadamente, ajuda a garantir um desgaste uniforme e prolonga a vida útil do conjunto.

Checagem dos freios

Os freios são um dos sistemas mais críticos para a segurança do seu carro. Freios desgastados ou defeituosos podem resultar em paradas mais longas ou até mesmo falhas completas. Fique atento a sinais como ruídos ao frear, pedal de freio mole ou vibração durante a frenagem.

É uma boa prática inspecionar as pastilhas e os discos de freio regularmente. Substitua as pastilhas de freio quando estiverem finas e verifique os discos para garantir que não estejam desgastados ou danificados. E não se esqueça de verificar o fluido de freio: ele deve ser substituído conforme as recomendações do fabricante.

Sistema elétrico

O sistema elétrico do carro é importante para o funcionamento de vários componentes, incluindo farol, luz de freio, bateria e alternador. Um problema elétrico pode causar uma série de inconvenientes, como incapacidade de dar partida no carro e falhas nos sistemas de segurança.

Verifique regularmente o estado da bateria e seus terminais. Se notar corrosão, limpe os terminais com uma escova apropriada. A maioria das baterias dura entre 3 a 5 anos, então, fique atento aos sinais de desgaste, como dificuldades para ligar o carro ou luzes fracas.

Importância dos registros de manutenção

Manter registros detalhados de todas as manutenções e reparos realizados no seu carro pode parecer trabalhoso, mas é extremamente útil. Esses registros ajudam a manter um histórico claro do que já foi feito e do que ainda precisa ser cuidado.

Um caderno simples ou uma planilha no computador pode servir para essa finalidade. Anote datas, quilometragem e serviços realizados. Essa prática também é útil na hora de vender o carro, pois demonstra que o veículo foi bem cuidado.

Seguir o manual do proprietário

O manual do proprietário do seu carro é como um mapa do tesouro para a manutenção preventiva. Ele contém informações específicas sobre intervalos de manutenção, tipos de óleo, pressão dos pneus e outras recomendações do fabricante.

Muitas pessoas ignoram o manual, mas ele é uma ferramenta inestimável para garantir que você está fazendo tudo certo. Seguir as orientações dele ajuda a evitar problemas e a manter seu carro funcionando bem por mais tempo.

Hábitos que prolongam a vida útil do veículo

Evite dirigir com o tanque quase vazio. Assim, a bomba de combustível não aspira sujeira do fundo do tanque (o que pode acabar causando danos ao sistema).

Dirija de maneira suave: evite acelerações e frenagens mais bruscas, assim o desgaste do motor e dos freios é menor e você aumenta a durabilidade desses itens.

Sempre que possível, estacione embaixo da sombra, assim a pintura e os componentes internos do carro estarão protegidos da luz solar. Essa dica é especialmente importante em locais quentes e no verão.