Descubra qual a importância da presença digital para a sua empresa e como implementar as melhores estratégias em seu negócio!
Se você está familiarizado com o mercado digital, sabe também que o mesmo tem crescido bastante nos últimos anos e se tornou uma das formas principais de realizar estratégias de vendas, comunicação, construção de imagem, dentre outros.
Acontece que o marketing digital é muito amplo, tendo uma considerável variedade de ramificações (estratégias) voltadas cada qual a seus objetivos. No final, todas querem garantir a mesma coisa: que a sua empresa se destaque e gere bons resultados.
Entre as estratégias do marketing digital, temos o cuidado e a construção de uma presença digital, que é quem a sua marca será e se mostrará ser no meio online.
A seguir, vamos conferir o que é presença digital e qual a importância que ela possui para a sua empresa.
O que é presença digital?
No marketing digital, chamamos de presença digital o espaço que a sua empresa ocupa no meio online. Ou seja, como ela se comunica com o público e com os clientes, como se posiciona perante esse público e perante ao mercado, etc.
A presença digital diz quem a sua empresa é neste meio, podendo se referir às redes sociais, blogs, sites, páginas de vendas e outros canais de comunicação.
Cada conteúdo que você produz para as redes da sua empresa, cada comunicação feita e cada compartilhamento, diz sobre o perfil do seu negócio.
É o mesmo que criar a sua presença digital pessoal neste meio, mas aqui temos um nível de importância muito maior, afinal, trata-se de um negócio.
Com isso, é correto dizer que a presença digital que a sua empresa possui irá definir qual será a sua visibilidade perante o mercado e também a sua imagem – como organização.
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Por que você precisa ter presença digital?
Com a tecnologia que temos hoje, assim como o conhecimento do mercado digital e as estratégias disponíveis para serem utilizadas em um negócio, a empresa que não se atualiza e não se dedica a inserir o digital em seu ambiente interno, certamente não irá conseguir conquistar novos clientes.
Essas empresas podem até sobreviver por um tempo, com os clientes que ainda possuem, mas chegará um momento em que isso não será suficiente. É aí que a modernidade afeta as empresas que não acompanham o fluxo de crescimento.
Nesta linha de pensamento, podemos ver muito bem o que acontece a um negócio que não se dedica a criar uma presença digital. Hoje, o público está mais ativo nas redes, é onde buscam informação sobre produtos e serviços, procuram por um restaurante interessante para conhecer e até mesmo onde avaliam suas experiências como clientes.
Ou seja, o mercado é digital e não é mais possível ignorar este fato. Com isso, é preciso que a sua empresa tenha uma presença digital muito bem aplicada.
Isso não significa que precisará estar em todas as redes, em todos os sites, etc, mas certamente precisará estar onde o seu público-alvo se encontra.
Será importante para o crescimento empresarial, assim como será para o cliente que poderá encontrar todas as informações sobre a sua empresa que ele busca na internet.
E esse é um exemplo que vale tanto para empresas com anos de mercado quanto para novas no ramo dos negócios.
Como ter mais presença digital
Você já reconhece a importância da presença digital, afinal, chegou até aqui. Agora, como podemos pôr isso em prática no seu negócio e como ter presença digital positiva? Confira!
Redes sociais
Se a sua marca ainda não tem perfil nas redes sociais, chegou o momento de tomar a iniciativa e ingressar neste meio. As redes sociais são uma das melhores maneiras de chegar até o seu público-alvo, sendo uma área em que praticamente todas as pessoas se encontram.
Você poderá começar entendendo o seu público, até mesmo criando uma persona (caso ainda não tenha), para identificar quais seriam as melhores redes sociais para se estar. Pois, como citamos, você só precisará estar onde o seu cliente está.
Digamos que você inaugure uma conta no Instagram. A partir de agora, é preciso mantê-lo atualizado, inserir informações sobre a marca, sobre os produtos, falar sobre assuntos ligados ao seu negócio, dentre outras iniciativas. Para isso, é preciso saber trabalhar com conteúdo e entender um pouco de marketing digital.
Google Maps e Apple Maps
A frase “inserir no mapa” nunca fez mais sentido. Com a sua empresa cadastrada no Google, como um verdadeiro negócio, ela terá como ser inserida no mapa e, com isso, aumentar a visibilidade.
O Google será um de seus principais aliados nessa missão, oferecendo ferramentas gratuitas e muitas oportunidades.
Conheça o SEO Local
O SEO Local é tudo que você precisa para criar a sua presença digital e se tornar relevante neste meio. Trata-se de uma otimização que irá lidar com a sua geolocalização, ideal para lojas físicas e negócios online.