As fraudes online têm se tornado cada vez mais frequentes, com diversos tipos de invasões e ataques sendo realizados através de vários meios que utilizamos para nos comunicar, entreter, trabalhar, etc.
Com isso, as pessoas e empresas estão sempre em busca de maneiras para se proteger e evitar ser mais uma vítima de fraudes na internet. E como a tecnologia está sempre avançando, o mesmo acontece com os ataques que os criminosos cibernéticos realizam.
Portanto, a busca por se proteger contra ataques online nunca acaba e é sempre muito bom se manter atualizado sobre o assunto.
A seguir, vamos conferir algumas dicas para que você se mantenha mais protegido e consiga evitar golpes e fraudes online. Mas, antes disso, entenda como esses golpistas costumam agir.
Como os golpistas agem?
Na maioria dos casos apresentados nos últimos tempos, os criminosos cibernéticos, também conhecidos como golpistas, procuram por informações que possam contribuir para uma imagem que passará confiança ao usuário.
Por exemplo, em muitos casos de golpes as pessoas pensam que estão falando com um conhecido (amigo ou familiar), mas na realidade é um golpista aplicando um de seus golpes baixos.
O mesmo pode acontecer através do endereço de email, se passando por conhecidos, por promoções de empresas conhecidas, contas a pagar, dentre outros meios.
Ou seja, eles tentam se infiltrar para passarem despercebidos e conseguirem o que vieram buscar.
Existem algumas práticas que podem ser adotadas para evitar que eles tenham fácil acesso aos seus dados pessoais, assim como informações que podem comprometer a sua segurança. Vamos conhecer algumas dicas para se manter seguro no meio digital.
Dicas para evitar cair em golpes e fraudes online
Tenha uma senha forte e diferente para cada site e e-mail
Uma dica super simples de ser executada é a troca de senhas, garantindo uma senha forte e aleatória para a sua segurança. Senhas fracas e que possam ser facilmente relacionadas à você (como data de aniversário, nomes, etc) podem ser facilmente descobertas e as consequências poderão ser grandes.
Além de uma senha forte, evite repetir a mesma senha em mais de um app, site, etc, afinal, isso facilitaria muito o trabalho dos golpistas.
E lembre-se, não anote suas senhas no celular ou notebook, se for necessário anote em um papel que ficará bem guardado em sua residência ou local de trabalho.
Possua um antivírus instalado em seu computador e celular
O antivírus será uma das barreiras fundamentais para a sua segurança, oferecendo alertas em casos de tentativas de invasões ou acesso a sites e apps maliciosos.
Existem várias opções de antivírus, tanto gratuitos quanto pagos, e a escolha dele deve ser feita de acordo com as suas necessidades.
Não clique em links suspeitos
Uma das maneiras mais frequentes que os golpistas online estão utilizando para aplicar seus golpes é através de links. Eles podem estar presentes em um e-mail que você recebeu, em uma mensagem de texto ou até mesmo em um pop-up.
Portanto, não clique em qualquer link que chegar até você, eles podem ser maliciosos. Suspeite de qualquer boa ação, prêmios exorbitantes e informações que não condizem com a sua pessoa. Tudo isso é uma tentativa de te atrair até eles.
Se for um link suspeito, realize o bloqueio de quem quer que tenha lhe enviado – seja um endereço de e-mail, número de celular no WhatsApp, etc.
Pesquise sobre a empresa antes de realizar uma compra
Com a praticidade das compras online, muitos casos de golpes estão ocorrendo dentro dessas plataformas. Com isso, tenha muita atenção antes de inserir os seus dados e realizar uma compra em uma empresa antes de obter informações sobre ela.
Você poderá buscar no Reclame Aqui, no próprio Google e até mesmo buscar nas redes sociais uma conta profissional. Caso encontre e mesmo assim se sinta desconfiado, não realize a compra, afinal, existem muitas maneiras de fingir ser quem não é na internet.
Desconfie de preços muito baixos
Recebeu um anúncio com uma promoção imperdível, com muitos brindes e preços irreais? Certamente, é um golpe. Sempre pare para pensar nessas situações, evitando sair clicando em links suspeitos para ir em busca de uma recompensa.
É dessa forma que muitos caem em golpes na internet.
Ative o fator duplo de autenticação no seu e-mail e em redes sociais
A autenticação de dois fatores irá oferecer ainda mais segurança para seus dados, sendo necessário passar por duas barreiras para conseguir acessar a conta. Em suas redes sociais e endereço de e-mail já é possível utilizar essa dupla autenticação.
Utilize uma plataforma de cibersegurança para a sua empresa
E finalmente, você pode contar com a ajuda de uma plataforma de cibersegurança, que é especializada no serviço de proteção de dados e irá garantir tudo que você precisa para manter suas contas pessoais e empresariais seguras.