Pular para o conteúdo
Início » Termos em inglês do marketing digital e seus significados

Termos em inglês do marketing digital e seus significados

Termos em inglês do marketing digital e seus significados

Você já deve ter ouvido muitos termos em inglês quando o assunto é marketing digital, certo? Até mesmo o próprio nome marketing é derivado de uma palavra em inglês, que é “market” (mercado).

A verdade é que não existe um motivo específico, um grau de importância ou algo do tipo para utilizarmos os termos em inglês. Pode-se dizer que é mais um caso de estrangeirismo – quando trazemos traços e palavras de outra língua para o nosso dia a dia.

E isso é muito comum no Brasil, sendo que não é difícil encontrar vários termos em inglês presentes em nossa rotina. Se você sair para tomar um milkshake, por exemplo, já foi atingido por um dos termos da língua inglesa logo de cara.

Mas, no marketing digital esses termos estão presentes em grande escala – havendo muitas palavras que podem acabar se tornando um grande mistério para os que não conhecem muito de uma língua estrangeira.

A seguir, vamos entender melhor o significado desses termos do marketing digital. Confira!

O que é o marketing digital?

Marketing digital trata-se de um conjunto de estratégias que possuem o objetivo de promover empresas e grandes marcas no meio digital. 

As estratégias são pensadas especificamente para cada canal em que serão incluídas. Por exemplo, algo que funcione para a rede social Instagram (mais voltada para fotos e vídeos) pode não funcionar da mesma forma para o Twitter (onde o foco principal está nos textos curtos). 

Por isso existem tantas variedades, afinal, o meio digital é amplo e variável.

E o melhor de tudo é que o marketing digital permite uma análise das métricas de forma mais específica, graças às plataformas e ferramentas disponíveis (inclusive pelo próprio Google).

Portanto, podemos dizer que o marketing digital são todas as ações e estratégias pensadas com o intuito de promover um negócio no mercado online, seja uma empresa com loja física ou virtual.

Por que utilizam termos em inglês no marketing digital?

Além do estrangeirismo presente fortemente em nosso país, os termos em inglês acabam facilitando a busca por informações e também a globalização desses assuntos. Muito do que conhecemos hoje como marketing digital veio do estrangeiro, o que acaba tendo grande impacto sobre os termos que utilizamos.

É o mesmo que acontece com estratégias, descobertas e outros grandes feitos que levam o nome do criador.

Termos mais comuns em inglês do marketing digital e seus significados

Independente do motivo de termos esses termos em inglês no marketing digital, se você for trabalhar com isso é preciso entender o que cada uma dessas palavras quer dizer, certo?

Confira algumas das mais comuns e seus respectivos significados, a seguir.

Inbound Marketing

Trata-se de um mecanismo de entrada, onde o intuito é conseguir atrair clientes até o produto/serviço ou à própria empresa em questão. Neste caso, é o cliente que vai até a empresa e não o contrário. É feito através de conteúdos em blogs, redes sociais, etc.

SEO

O SEO – Search Engine Optimization – é a otimização de sites para mecanismos de buscas, como o Google. Uma consultoria SEO é responsável por indicar para a empresa todas as melhorias que devem ser feitas no site para que ele seja encontrado pelos usuários.

Briefing

O briefing são as instruções passadas como se fosse um resumo do que deverá ser produzido, seja um conteúdo, uma estratégia, uma arte, etc.

Essas instruções são organizadas para garantir que haja um entendimento de todas as partes para o que deve ser feito, dando um direcionamento importante no processo de criação.

Brainstorm

“Vamos fazer um brainstorm?” Essa é uma técnica utilizada para encontrar possíveis soluções ou ideias criativas para algo em específico – seja um problema, uma nova estratégia de marketing, dentre outras possibilidades.

Costuma ser feito em grupo, aproveitando ideias de todo o time de marketing e até mesmo alguns agregados de outras áreas para contribuir com a visão de mercado.

Brand

Brand é a marca, sendo esse o significado na tradução do inglês para o português.

CTA

Call to Action é o significado para a sigla CTA, na tradução sendo a chamada para ação. O CTA é muito comum no marketing digital, sendo citado em várias ocasiões, e é utilizado como uma estratégia para induzir o usuário a acessar algo.

Geralmente, ele aparece no formato de um botão central – se destacando do restante do conteúdo.

CEO (Chief Executive Officer)

O CEO é o presidente executivo ou também conhecido como diretor geral, sendo um dos cargos mais altos de uma organização. Quando o CEO não é o dono da empresa, acima dele só haverá este dono.

eBook

Por fim, o eBook. Estamos falando de livros em sua versão digital, ou seja, livros digitais. O nome e-book se dá por ser um material eletrônico (que é o mesmo que acontece com o comércio eletrônico: e-commerce).

Geralmente, no marketing digital, podem ser um bônus oferecido ao usuário, uma forma de conseguir manter o contato com clientes e outras estratégias.