Pular para o conteúdo
Início » Quais as principais funções de um enfermeiro?

Quais as principais funções de um enfermeiro?

principais funções de um enfermeiro

Você sabe quais são as principais funções de um enfermeiro? Esse profissional é essencial na área da saúde, auxiliando nos principais cuidados ao paciente e informando as atualizações aos médicos responsáveis.

O enfermeiro acaba passando mais tempo com o paciente do que outros profissionais, até mesmo que o médico. Afinal, é ele que irá acompanhar o dia a dia desse indivíduo, administrar os medicamentos, conferir batimentos cardíacos, administrar a nutrição enteral, dentre outras tarefas de rotina.

Ou seja, ele também é o primeiro a perceber caso o paciente precise de uma nova avaliação médica, mudança nas doses, etc.

A seguir, iremos conhecer um pouco mais sobre este profissional tão importante na área da saúde e como ele auxilia pacientes e médicos com o seu trabalho. Confira os principais detalhes sobre a carreira!

Enfermagem e o mercado de trabalho

A enfermeira e enfermeiro são os profissionais-chave em um ambiente hospitalar hoje em dia, estando presente em praticamente todos os setores. Eles podem ser considerados o braço direito do médico, assim como de toda a equipe.

Por se tratar de um profissional extremamente importante para a área da saúde, assim como a necessidade do enfermeiro em tantos setores de um único hospital, a profissão está em ascensão.

Porém, para se tornar um bom enfermeiro é preciso dedicação e amor ao que faz.

Enfermeiro atua apenas em hospitais?

Diferente do que algumas pessoas pensam sobre a profissão de enfermeiro, é possível atuar em outras áreas que não sejam a hospitalar. Por exemplo: esses profissionais precisam estar presentes em clínicas, casas de repouso, lares de idosos, atuando em domicílio (indo até a casa do paciente), dentre outros.

Além disso, existem algumas especialidades que podem ser exploradas, como é o caso da enfermagem obstétrica, na qual o enfermeiro estará encarregado de auxiliar e cuidar de mulheres grávidas, em trabalho de parto ou no momento do nascimento do bebê.

Existem também os enfermeiros que atuam no centro cirúrgico, trabalhando diretamente com o médico e contribuindo para que tudo ocorra bem durante a cirurgia.

A área da educação também pode oferecer oportunidades para estes profissionais, ingressando como professor em matérias da área da saúde do próprio curso de enfermagem, por exemplo.

Quais são as funções de um enfermeiro? Veja as principais!

O enfermeiro é um profissional que precisará realizar diversas atividades diárias, mas todas elas com o mesmo objetivo: oferecer conforto, cuidados de higiene e alimentação aos seus pacientes.

Auxilia pacientes e médicos

O enfermeiro irá auxiliar pacientes e médicos, realizando os cuidados ao paciente e depois passando as informações ao médico para que ele fique atualizado sobre a situação atual de cada um que estiver sob seus cuidados.

Nem sempre o médico estará presente no setor. Por isso, temos a presença do enfermeiro. Ele cuidará muito bem de seus pacientes e, caso seja necessário, chamará o médico.

Administra medicamentos

Entre os cuidados diários que estão na responsabilidade do enfermeiro está a administração de medicamentos no paciente. Ou seja, sempre que um paciente precisar tomar algum remédio, será ele o profissional responsável por realizar a aplicação.

O mesmo vale para a alimentação, afinal, alguns pacientes precisam receber os nutrientes via sonda. O enfermeiro será quem irá administrar a fórmula, realizando todo o procedimento adequado para isso.

Por conta desses cuidados, e dependendo do tempo que um paciente fica internado, o enfermeiro costuma ser a figura mais familiar para todos neste ambiente hospitalar.

Portanto, são muitas as funções de uma enfermeira na medicina atual e grande é a importância do profissional.

Confira também:

Como se tornar um enfermeiro?

Para ingressar na profissão de enfermagem, é preciso cursar o ensino superior. Você poderá fazer um curso de enfermagem em uma universidade pública, federal ou particular.

Existe também a possibilidade de realizar o curso de técnico de enfermagem, mas esse profissional possui outras atribuições em comparação aos que se formaram para atuar como enfermeiros.

Se você pretende ajudar outras pessoas, cuidar para que fiquem bem e contribuir para isso de alguma forma, o curso de enfermagem, seja superior ou técnico, é uma das suas melhores opções!

Ou seja, o caminho para chegarmos a profissão de enfermeiro é se matriculando em uma instituição de ensino superior e ir em busca de realizar o sonho de cuidar das pessoas.

Gostou do artigo sobre quais são as funções de um enfermeiro? Compartilhe-o com outras pessoas!