Você sabe porque escolher o formato de vídeo é importante? Você já tentou postar algum vídeo e descobriu que o seu formato não era compatível com a plataforma ou dispositivo? Então, este artigo é para você!
Com os vídeos se transformando na principal estratégia de marketing, atualmente, é normal que criadores de conteúdo voltem sua atenção para tudo que envolve esse tipo de mídia. E os diferentes formatos de vídeos ainda são alvo de muitas dúvidas.
Como escolher o formato ideal? Tem algum formato que todas as mídias suporte? Afinal, qual o melhor formato?
Primeiramente, vale lembrar que, juntamente com a tecnologia, e até em função da mesma, o comportamento das pessoas tem mudado muito rapidamente e, claro, o mundo precisa acompanhar essas mudanças, e isso se estende à forma como recebemos conteúdos, que precisa ser mais concisa, direta e dinâmica.
Nesse sentido, o conteúdo em vídeo vem se destacando, sendo considerado a principal ferramenta de marketing, obrigando quem trabalha com mídias a rever suas estratégias, hoje mais voltadas aos vídeos.
Claro, com toda essa valorização dos vídeos, veio também a necessidade de conhecer melhor suas possibilidades, seus formatos e como garantir que eles sejam compatíveis com as plataformas.
Formatos de vídeos e suas diferenças
Primeiramente, vale saber que os formatos de vídeo são extensões que permitem sua visualização em reprodutores de vídeos, sites ou redes sociais. O problema é que cada formato possui uma especificação, a qual pode impedir sua visualização em determinadas plataformas ou dispositivos.
Por isso, é tão importante saber definir bem um formato na hora de editar um vídeo e salvá-lo. O formato certo irá não só garantir a sua reprodução, como também, uma melhor qualidade e visualização adequada na plataforma desejada.
Por que existem diferentes formatos de vídeo?
A resposta é que quanto mais formatos de vídeo, mais variedade e mais recursos serão oferecidos por eles, e isso porque cada formato tem suas próprias características, se distinguindo um dos outros.
A boa notícia é que, como as redes sociais estão em alta, e os vídeos se tornaram o formato de mídia preferidos dos usuários, já podemos contar com alguns formatos compatíveis com a maioria dos aplicativos, com possibilidade de ampla distribuição.
Mas, vale saber que atualmente, não só os criadores, mas até os usuários também podem alterar os formatos de arquivo com base em suas necessidades, basta baixar um bom conversor de vídeo, existindo muitas opções no mercado.
Como assistir um DVD em meu dispositivo?
Lançados em 1995 e virando febre até o início dos anos 2000, os DVDs hoje estão restritos às mãos de colecionadores e saudosistas.
O fato é que eles eram muito populares e possuíam uma grande capacidade de armazenamento de dados, maior até que dos CDs, e isso devido a algumas técnicas no processo de gravação, com a compressão dos dados.
E por toda a sua popularidade, quem viveu os anos 90, certamente, ainda possui vários DVDs guardados em algum local da casa e, com isso, surge a dúvida: como assistir DVD em meu celular ou computador?
A resposta é baixando um bom conversor de vídeo, como o Movavi vídeo converter, por exemplo.
E isso porque um conversor de vídeo vai poder transformar um arquivo VOB, que é a base de um vídeo em DVD, em um formato que seja compatível com seu computador ou dispositivo móvel.
Assim, se quer saber como abrir arquivo vob, basta baixar o programa Movavi Video Converter, que vai lhe permitir converter, de uma forma rápida e super fácil, esse arquivo para o formato aceito pelo seu dispositivo.
Quais os melhores formatos de vídeo
Pronto, agora que já viu que existem formatos que não são compatíveis com determinadas mídias ou dispositivos, e que outros, por sua vez, possuem maior suporte, vamos conhecer quais os melhores formatos de vídeos, para acertar na hora de definir com qual irá trabalhar.
AVI: é a abreviatura de Audio Video Interleave, um formato desenvolvido pela Microsoft e um dos mais usados, com capacidade para suportar streaming de áudio e vídeos, tornando-o viável para muitos usuários mas, infelizmente, é considerado por muitos ultrapassado, podendo apresentar problemas de compatibilidade com programas de reprodução mais modernos.
MP4: é um formato de arquivo de vídeo influenciado pelo formato de arquivo Quick Time, é o formato de vídeo usado pela Apple e aceito pelo iTunes, o que o torna um dos formatos de vídeo mais usados globalmente, com compatibilidade com uma ampla gama de reprodutores de mídia, como iTunes, GOM player, VLC Media Player e Windows Media Player, tornando-o famoso em todo o mundo, inclusive, o YouTube recomenda o uso deste formato de arquivo, pois é um formato de vídeo com legenda oculta.
MOV: também é conhecido como formato de vídeo QuickTime, foi desenvolvido pela Apple focando na edição de vídeos seguindo um processo fácil.
MKV: criado pela Multimedia Container, esse formato ficou famoso em 2014 quando o Windows anunciou o suporte técnico para este formato de arquivo de vídeo, funcionando muito bem com muitos players de vídeo, inclusive, VLC Media Player.
M4V: desenvolvido pela Apply, esse formato de vídeo permite uma ampla gama de reprodutores de mídia, aprimorando a compatibilidade com VLC, Apple QuickTime player, Zoom, MPlayer e Media Player Classic etc.
Como escolher o melhor formato de vídeo
Pronto, agora que já sabe o que é formato de vídeo e a importância de saber trabalhar com diferentes tipos, chegou a hora de saber como escolher o melhor formato de vídeo.
Primeiramente, é preciso considerar a qualidade oferecida pelo formato a ser usado, levando em conta, também, os aplicativos, dispositivos e navegadores onde pretende reproduzi-lo, se oferecem o devido suporte, já que nem todos os formatos de vídeo são compatíveis com os programas e dispositivos em uso.
Nesse sentido, por exemplo, quem deseja ver seus vídeos online, a dica é optar pelo formato de vídeo que funciona melhor com navegadores, como MP4 e WEBM.
Já, para uso pessoal, a qualidade deve estar acima de qualquer coisa, nesse sentido, a opção deve ser pelos formatos MP4 ou AVI, por exemplo.