O marketing digital é a ligação entre quem vende e quem compra, evidenciando a marca e fazendo-a alcançar potenciais clientes. Para isso, as mídias escritas, imagens e vídeos são explorados de forma criativa, e com um copywriting por trás de todo o processo o potencial pode ser ampliado – obtendo uma escrita mais estratégica e até com apelo comercial.
Com a tecnologia cada vez mais presente na sociedade, a habilidade de redação, ou copywriting, é uma das formas de gestão de ativos rentáveis e de desenvolver a escrita para esses canais, demandando ainda mais clareza, agilidade e poder de retenção.
No mundo dos negócios, uma empresa pode usar uma estratégia de copywriting para aumentar o número de vendas de produtos e serviços.
Para chegar a um ponto satisfatório e de sucesso, é preciso fazer um copywriting que seja interessante, memorável e único, fazendo com que as pessoas se sintam atraídas sobre os bens de consumo disponíveis no mercado consumidor.
Definição da técnica de copywriting
O que é copywriting? Ele pode ser definido como uma técnica para criar materiais de marketing, cujo objetivo é persuadir o público para que realize uma ação específica.
Para isso, a técnica pode ser empregada em diferentes formas, como:
- Anúncio de rádio e TV;
- Propaganda em jornais e revistas;
- Roteiro para vídeo;
- Texto para blog.
As habilidades de redação incluem a capacidade de criar texto categórico, com a intenção de oferecer o valor de um negócio a partir desse material para atingir determinado público-alvo.
Contudo, além de habilidades de escrita persuasiva e criativa, nos materiais escritos, o redator deve prestar mais atenção à gramática.
O copywriting também tem uma grande influência no nível de sucesso do negócio, sendo uma ação que precisa ser aplicada tanto no marketing digital quanto no tradicional.
Duas estratégias podem ser aplicadas a partir do copywriting, sendo o inbound marketing e o marketing de conteúdo.
Na estratégia é possível incluir CTA (Call To Action), a chamada para ação, e assim gerar mais leads, ou seja, clientes em potencial.
Para que uma empresa tenha o copywriting mais adequado e efetivo, é preciso saber como escrever uma copy corretamente, seguindo algumas dicas como as apresentadas a seguir.
1- Conhecer produtos ou serviços oferecidos
Sem reconhecer os produtos, serviços ou conteúdo que uma marca oferece, não é possível comercializar bem esses bens de consumo.
Por isso, aprender sobre os produtos e o objetivo da marca em si é uma parte importante do aprendizado de copywriting. Isso é feito para que o redator tenha uma referência no processo de escrita.
Para tornar as descrições de produtos mais fáceis de escrever, o redator de copywriting deve conhecer a singularidade dos produtos e serviços. Assim como os recursos superiores e os benefícios que os consumidores obtêm após a aquisição.
2- Entender as necessidades do público
Conhecer o público-alvo é tão importante quanto entender o produto disponibilizado para o mercado consumidor.
Isso porque o objetivo do copywriting não é o lucro em si, mas os benefícios que eles obtêm quando usam os itens que a empresa vende.
Um redator precisa fazer pesquisas para saber e entender qual é o público-alvo antes de fazer o copywriting de um produto, entendendo suas necessidades e desejos. Aliás, essas é uma das etapas importante para estratégias que grandes empresas usam para aumentar as vendas em tempos de crise, assim, a mensagem será relevante e persuasiva para o público, levando-o à ação de compra.
Com a pesquisa, é possível compilar as informações de forma direcionada e precisa em um texto certo. De acordo com o entendimento, histórico e necessidades do público-alvo. Com o intuito de que ele tenha interesse em usar o que a marca tem disponível.
4- Concentrar-se no conteúdo
Existe algo que precisa ser dito sobre um produto ou serviço e, por isso, é preciso se concentrar nesse ponto do conteúdo produzido, ou seja, o copywriting.
Isso é feito para que os receptores da mensagem possam absorver, de maneira fácil, as informações apresentadas e, dessa forma, beneficiar o conteúdo.
Isso pode tornar mais fácil para quem recebe a mensagem a observar as informações e, por si mesmos, descobrir os benefícios que podem receber ao adquirir um bem de consumo.
5- Atentar para uma copy de melhor qualidade
O redator deve prestar atenção quanto à escrita, também chamada de copy, que deve repassar qualidade e estar de acordo com os fatos.
Os consumidores ficam mais satisfeitos e acreditam em um produto ou serviço, ou na própria marca, se a cópia está de acordo com as condições apresentadas enquanto leitores ou espectadores.
6- Finalizar com frase persuasiva
O último fator a se considerar é empregar frases mais persuasivas, ou CTA, ao final da copy.
Após a apresentação de um produto ou serviço com clareza, o passo seguinte é fornecer uma redação que influencie as ações dos leitores
Assim, os leads ficam mais interessados e engajados com o conteúdo apresentado, e partem para a ação estimulada, como o copywriting pretende desde o princípio.
Conclusão
Copywriting é a arte de criar conteúdo escrito para fins de marketing informativo para persuasivo.
Os redatores atendem empresas em quase todos os setores, ajudando uma marca a se comunicar de maneira eficaz com o público-alvo.
Por fim, o copywriting pode ser adaptado às necessidades de cada empresa. Para que a expressão da marca tenha uma voz cativante e atraia os consumidores certos, como de fato deve acontecer.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.