Conhecer a história por trás dessas grandes instituições é uma forma de analisar os passos importantes que elas deram para se consagrar no mercado
Quando alguém abre um negócio, é muito importante analisar o mercado e ter uma boa visão para que o empreendimento sobreviva diante de tantos concorrentes diretos e indiretos.
No Brasil, existem grandes empresas, como o Banco do Brasil (BBAS3), que se adaptaram a várias mudanças de mercado, reforçaram seus valores e aprenderam com a revolução econômica e social do país. Eles sempre se mantêm atualizados na sua missão, construindo uma cultura organizacional forte o suficiente para deixá-las firmes até hoje.
As empresas abaixo carregam histórias inspiradoras que podem ajudar você a pensar em estratégias que o levem ao seu sucesso comercial com foco na inovação e tecnologia. Confira!
1. Correios
Fundada em 1663, a empresa foi a promissora do serviço postal no Brasil e revolucionou a forma do brasileiro se comunicar. O envio de cartas facilitou a união entre pessoas de diferentes estados, uma vez que promoveu a troca cultural e facilitou atividades comerciais que expandiram empresas e permitiram a criação de outras.
Essa marca se fortaleceu e soube usar da inovação tecnológica para ampliar seus serviços e ficar cada vez mais eficiente na mente do consumidor.
Os marcos dos Correios foram impressionantes, eles adotaram um selo postal que ajudou a padronizar o sistema postal e facilitou a cobrança desse tipo de serviço em 1843.
Além disso, há a criação do Sedex e o e-commerce que foram frutos da inclusão digital e da expansão do negócio fruto do diálogo constante que a empresa tem com a tecnologia. Em território nacional, essa é uma das agências, junto com o Banco do Brasil, que melhor representam as riquezas comerciais do país.
2. Cervejaria Bohemia
Sempre que falamos de instituições financeiras, o Banco do Brasil é a grande referência nesse segmento, mas quando passamos para o ramo de bebidas fica difícil não mencionar a Bohemia.
Foi fundada em 1853 em Petrópolis e é a cerveja mais antiga do Brasil. Ela conquista consumidores até hoje porque sempre soube trabalhar com a inovação e a valorização da opinião do seu público-alvo.
Foi a primeira cerveja de trigo comercializada no país. A qualidade sempre esteve presente nos seus processos e para se manter como uma grande referência em sabor e intensidade uma rigorosa análise é feita para que chegue sempre ao consumidor uma bebida que contribua com a sua satisfação e promova momentos inesquecíveis.
A empresa sempre explorou novos estilos para atender a diferentes paladares e públicos distintos. A experiência do consumidor sempre foi levada a sério, por isso que o seu marketing é tão poderoso, sempre presente em eventos e ações que reforcem a cultura local e a diversidade brasileira.
3. Granado Pharmácias
Na parte de cosméticos e beleza, a Granado Pharmácias é a pioneira. Foi fundada no Rio de Janeiro no ano de 1870 e até hoje é uma grande referência para as pessoas que querem focar na saúde e no bem-estar.
A marca também passou por diversas modificações ao longo do tempo, sempre em diálogo com os desejos do público e as tendências que satisfazem os consumidores.
Eles compreenderam desde cedo que o Brasil é um país diverso e multicultural. Diante disso, reforçaram a criação de produtos que se adaptam a diferentes tipos de peles e cabelos. São perfumes, sabonetes, cremes e toda uma linha de produtos que dialogam com determinados públicos, oferecendo texturas e fragrâncias marcantes que melhoram a autoestima e o conforto da clientela.
A empresa se adapta às novas mudanças de mercado e sempre tem a qualidade e a experiência do consumidor como fatores decisivos nas suas tomadas de decisões comerciais.
4. Banco do Brasil
Fundada em 1808, essa é uma das empresas mais antigas do mundo que até hoje está em funcionamento. O Banco do Brasil é uma grande referência quando falamos em instituições financeiras.
Ele acompanhou e se adaptou a várias transformações econômicas e sociais do país, movimentando a economia nacional e criando estratégias para manter a satisfação dos clientes e sempre atender a necessidade de diferentes públicos.
Sua trajetória foi marcada por muitos pontos importantes, como, por exemplo, a conquista do papel de agente de desenvolvimento econômico em 1964 e a privatização parcial da empresa, ocorrida em 1990.
O Banco do Brasil sempre esteve em diálogo com as novas tecnologias, oferecendo serviços on-line e plataformas digitais para facilitar transações e oferecer suporte para que a inovação chegue a diferentes pessoas.
É uma instituição que contempla diferentes segmentos de mercado. Além de valorizar startups focadas no setor de blockchain, a marca dialoga fortemente com o mercado de criptoativos e participa dessa mudança constante na economia do Brasil.